Banner Cir
  • Home
  • Perguntas e Respostas
    • O que é o implante dentário?

      O implante dentário é um pequeno pino confeccionado em titânio puro, com roscas externas semelhante a um parafuso. Este pino de titânio é instalado, cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular para funcionar como uma raiz dentária sobre o implante dentário. Também é fixada uma coroa protética e, dessa forma, substitui os dentes perdidos.

    • Onde são fabricados os implantes dentários?

      Existem empresas que fabricam implantes dentários praticamente em todas as partes do mundo. Devido a um maior tempo de pesquisa e investimento, os Estados Unidos e a Europa, principalmente a Suécia, são considerados os maiores centros de produção e introdutores de novidades e evolução em implantes dentários no mundo.

    • Qual é o tamanho de um implante dentário?

      Os implantes dentários podem variar em diâmetro e comprimento. Assim sendo, os fabricantes procuram desenvolver uma grande variedade de medidas para adequar seus implantes dentários a cada situação. No diâmetro, esta variação pode oscilar entre 3 e 6 mm e no comprimento, esta variação é ainda maior; existem implantes dentários de 5 até 18 mm ou mais. Dependendo da altura e espessura óssea dos maxilares, maior diâmetro ou comprimento poderão ser planejados para a instalação, melhorando, desta forma, sua capacidade de suporte das coroas.

    • De que são feitos os implantes dentários?

      Todos os implantes dentários existentes hoje no mercado são confeccionados de um metal chamado titânio; este metal é usado com muita freqüência na área médica, principalmente em ortopedia. O titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e por esta razão não sofre a rejeição imunológica; cientificamente é classificado como um material biologicamente compatível.

    • O que é um especialista em implantes dentários?

      Como existem especialistas em áreas de tratamento de gengivas (periodontistas) ou de crianças (odontopediatras), por exemplo, existem especialistas em implantes dentários que são igualmente normatizados e regulamentados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como os especialistas em instalação de implante dentário e confecção de próteses sobre implantes dentários. Estes, depois de cursarem a faculdade de Odontologia, fazem um outro curso com mais de mil horas de carga horária e dois anos de duração, exclusivamente voltado ao conhecimento dos implantes dentários e dos procedimentos ligados à Implantodontia.

    • Os implantes dentários podem ser colocados em outras partes do corpo?

      Sim, em cirurgias realizadas por médicos ortopedistas. Estes implantes dentários também são de titânio, similares aos implantes dentários realizados na boca, variando na forma e tamanho. São colocados em outras regiões do corpo com finalidades protéticas parecidas com as dentárias. São colocados, por exemplo, no processo mastóide (osso atrás da orelha) para segurar próteses auriculares, outros no orbital para sustentar próteses oculares e também no osso facial para fixação de próteses nasais. Fora da cabeça, implantes dentários também estão sendo colocados nas falanges remanescentes de dedos perdidos, com propósito de fixação de prótese com dedos artificiais.

    • Eu vou ficar sem dentes durante o tratamento de implantes dentários?

      Durante o seu tratamento com implantes dentários, o dentista poderá ter condições de colocar em você uma prótese provisória (carga imediata), que será usada durante o período de cicatrização dos implantes dentários. Freqüentemente é possível ter um dente provisório fixo.

    • É necessário realizar algum tipo de tratamento antes de colocar os implantes dentários?

      Em alguns casos, sim. Deve-se eliminar qualquer processo infeccioso pré-existente na cavidade oral, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção, bem como tratamentos endodônticos (canais) devem ser realizados anteriormente à implantação. Todos esses aspectos fazem parte de um planejamento inicial realizado pelo profissional, que deve ser discutido abertamente com o paciente, antes do início do tratamento.

    • Quais os riscos de uma cirurgia de implantes dentários?

      Quando a cirurgia é executada com a técnica correta , os riscos são mínimos. A cirurgia é feita, normalmente, com anestesia local e são muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

    • Instalar implantes dentários causa alguma dor?

      Não. Obviamente trata-se de um procedimento cirúrgico e pode ocorrer certo edema (inchaço), especialmente nos primeiros dias de pós-operatório. O edema é proporcional ao porte da cirurgia. Cirurgias de enxerto ósseo costumam provocar maior edema. Entretanto, existem medicações específicas para o controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos (remédios que combatem infecção) e analgésicos, que o cirurgião poderá prescrever em caso de necessidade.

    Aurélio Belas (Cir Premier) - Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO)
    - Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO)
    - Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP
    - Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF

    Pergunte a um especialista.

    Ocorreu um error, tente novamente mais tarde!
    Sua resposta será enviada por e-mail! enviar

    Contato

    Hospital Odontológico Cir
    Telefone:+55 (61) 3365-1000
    Endereço: QI 03 Bloco G Lago Sul
    Cidade: Brasília
    Estado: Distrito Federal
    CEP: 71605-460
    E-mail: contato@cir.com.br
    Horário Comercial de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h às 21h

    Conheça o Cir