Enxerto Ósseo

Para solucionar a perda óssea e poder reabilitar seus dentes, há um tratamento chamado Enxerto Ósseo. A técnica “completa” o espaço deixado pela perda óssea. O CIR realiza três diferentes tipos de Enxerto Ósseo. Dependendo do caso do paciente, uma ou mais das três técnicas pode ser indicada para o tratamento.

 

Como e por que ocorre a perda óssea

Com o passar dos anos, por algum motivo de saúde ou descuido com os cuidados rotineiros, perdemos alguns dentes. Se o espaço que esses dentes ocupavam não for preenchido logo, ocorre uma perda de material ósseo que dentre outros problemas, pode até prejudicar mais dentes.

Essa perda óssea impede temporariamente a realização de implantes dentários para fixar novos dentes e próteses definitivas.

Para solucionar essa perda óssea e poder reabilitar seus dentes, há um tratamento chamado Enxerto Ósseo. A técnica “completa” o espaço deixado pela perda óssea. O CIR realiza três diferentes tipos de Enxerto Ósseo. Dependendo do caso do paciente, uma ou mais das três técnicas pode ser indicada para o tratamento. 

Técnicas de Enxerto Ósseo do CIR

Enxerto Onlay

A técnica de Enxerto ONLAY, é indicada para a necessidade de uma quantidade maior de osso.Um bloco de osso é retirado da mandíbula, sem prejuízo do local retirado, enxertado no local indicado e fixado com parafusos de titânio. Como o osso retirado é do próprio paciente, a possibilidade de rejeição pelo corpo humano é quase remota. Os implantes podem, na maioria das vezes, serem realizados no mesmo procedimento do enxerto onlay. No entanto, como o procedimento requer um período entre 6 e 8 meses para estar totalmente integrado ao osso, somente após esse período será seguro realizar a fixação sobre os implantes, de dentes ou próteses definitivos em porcelana, até essa recuperação acontecer o paciente precisará utilizar próteses provisórias.

 

Enxerto Particulado

Quando não é possível fazer o enxerto com o material do próprio paciente, a técnica adequada é a de Enxerto Particulado, que consiste no preenchimento do local com um material biocompatível chamado Bio-oss. Esse material não sofre rejeição pelo corpo humano e tem um aspecto de pó, que é depositado no local onde há a necessidade de enxerto. Uma membrana Bio Gide é utilizada para proteger o enxerto e favorecer a recuperação. Nessa modalidade de enxerto, também é possível, na maioria das vezes, realizar a colocação dos implantes na mesma cirurgia. O tempo de recuperação também é entre 6 e 8 meses. O procedimento da fixação das próteses definitivas em porcelasna pode somente ser possível após esse período, até lá o paciente utilizará uma prótese que pode ser fixa ou móvel, confeccionada em resina.

 

Enxerto por Levantamento de Seio Maxilar (Sinus-Lift)

Quando o implante precisa ser fixado ao maxilar, o Enxerto por Levantamento do Seio Maxilar é o mais adequado, conhecido também por SINUS-LIFT, essa técnica consiste em colocar uma quantidade de osso que suporte o tamanho do implante. Uma abertura é feita na altura onde será feito o levantamento do seio maxilar, em seguida o mesmo é levantado. Entre o seio maxilar e o espaço onde será feito o enxerto é colocada a membrana Bio gide, ela dará sustentação e proteção ao seio maxilar, e também promoverá a regeneração. O material biocompatível é então colocado e lacrado por outra camada da membrana Bio gide. Pronto, o enxerto Sinus-LIFT foi feito e os implantes podem ser fixados. Na maior parte dos casos, esses procedimentos são feitos todos na mesma cirurgia.

Veja como ocorre a perda óssea

Quem precisa fazer Enxerto Ósseo

Nem todas as pessoas que perderam dentes precisam fazer o procedimento, mas somente uma avaliação de um cirurgião-dentista pode confirmar a necessidade ou não do procedimento. Essa avaliação é feita através de uma consulta onde serão analisadas algumas radiografias e fotografias odontológicas.

Dói fazer o Enxerto Ósseo?

Não! O procedimento é complexo e requer a aplicação de anestesia e sedação endovenosa, mas é tranquilo e o paciente não sente dores.

A Sedação Endovenosa tem um importantíssimo papel para acalmar pacientes com medo de dentista. O efeito dela é imediato e uma sensação de conforto e tranquilidade tomam conta do paciente imediatamente após ser administrada. Mesmo estando ciente durante todo o procedimento e até mesmo responder aos estímulos feitos durante a cirurgia, o paciente não se recordará de tudo o que ocorreu.

Quanto custa fazer Enxerto Ósseo

quanto custa enxerto osseoPrimeiro é necessária uma avaliação, pois somente ela dará ao profissional as informações como quantidade de enxertos necessários, qual o tipo de enxerto aplicado ao caso do paciente, radiografias, fotografias e algumas outras informações que somente essa avaliação pode fornecer.

Para solicitar uma avaliação é muito simples, basta ligar no (61) 3365-1000, falar conosco no Whatsapp (61) 9 9303-9351 ou acessar o link www.cir.com.br/marque-sua-consulta. Quem não mora em Brasília pode saber como proceder pelos mesmos canais acima.

Quanto tempo dura a recuperação

duração do enxerto osseoA recuperação é imperceptível pelo paciente, pois acontece internamente. Normalmente o tempo de duração para que o material enxertado esteja completamente integrado ao osso é de 6 a 8 meses. Em alguns casos é possível já colocar os dentes ou próteses definitivas juntamente da cirurgia do enxerto, em outros, somente após esse período da recuperação. Essa possibilidade só pode ser verificada pelo profissional, mediante algumas avaliações e procedimentos no paciente.

O paciente não fica com a estética prejudicada durante esse período necessário de regeneração e recuperação, pois aqui no CIR, quando não é possível fazer a imediata colocação dos dentes e próteses definitivos, nós preparamos uma prótese que pode ser fixa ou móvel, dependendo de cada caso, para ser utilizada pelo período de recuperação e substituída após ele.

Ligamos para você!

Digite seus dados
Realizando seu pedido de marcação....
Sua marcação foi realizada com sucesso.
em minutos um(a) atendente entrará em contato
Ocorreu algum erro.

Marque sua consulta agora mesmo!

Para mais informações ou marcar uma consulta, solicite uma ligação!