Aprender como escovar os dentes e usar o fio dental corretamente é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis.
Lembramos que o fio dental é responsável por 50% da limpeza e a escovação os outros 50%. Por isso, a recomendação é que você faça os procedimentos corretamente: fio dental e depois a escovação.
A retração de gengiva pode ter várias causas. Essa escovação é apenas uma dica para estimular as gengivas. Consulte os dentistas do Cir para o tratamento adequado.
Se possível, opte por usar um creme dental com flúor, uma escova de cerdas macias e não esqueça de substituí-la, de preferência, a cada 3 meses. Embora existam muito tipos de creme dental e escovas de dente, siga sempre as orientações do seu dentista.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é correto enxaguar demais a boca após a escovação. É recomendado fazer apenas um bochecho para tirar o excesso e cuspir para manter o flúor nos dentes por pelo menos 10 minutos após a escovação.
A boa escovação pode ser feita em 2 minutos apenas. Gaste pelo menos 30 segundos de escovação em cada seção da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda). Repita a escovação no período da manhã e da noite, e sempre após as refeições.
A alimentação e bebidas ácidas, como sucos de limão, laranja, suavizam o esmalte dos dentes. Por isso, é importante esperar 10 minutos antes de ir escovar os dentes para que o pH da boca se equilibre novamente para evitar problemas no esmalte dos dentes.
Se você não puder esperar esse tempo, evite alimentos ácidos.
Confira as dicas para limpeza correta de dentes com aparelho ortodôntico.
Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas significa menos foco no processo de escovação. Por isso, escovar os dentes em frente ao espelho é melhor. Você precisa ver o que está fazendo, ângulo da escova e ter certeza que a limpeza foi feita corretamente.
Preparamos um vídeo com algumas dicas de como armazenar corretamente sua escova, deixando-a livre de bactérias, confira:
Além das dicas que você conferiu no vídeo, vale lembrar também de não usar o papel higienico ou toalha de rosto para secar as cerdas da escova, esses objetos ficam expostos ao ar livre do banheiro e podem contaminá-la. Uma outra boa dica é guardar sua escova com as cerdas mergulhadas em antiséptico bucal.
O CIR possui uma estrutura com mais de 2 mil m² em um único lugar, no Lago Sul, bairro da capital federal, Brasília-DF. Trata-se de uma estrutura exclusiva, focada em oferecer aos nossos pacientes um ambiente confortável e agradável.
Para mais informações ou marcar uma consulta, solicite uma ligação!